Quadribol


Regras E Bolas do Quadribol


QUADRIBOL

Quadribol é o Esporte mais Popular no Mundo Mágico (Quadribol = Quidditch). Em Maximus, as 4 Casas - Poseidon, Apollo, Athena e Ares - têm seus Times de Quadribol e disputam uma Copa, que conta muitos pontos para o Campeonato entre Casas... Mas afinal de contas, quais as Regras do Quadribol? Existem 700 maneiras de cometer faltas no Quadribol, e todas elas aconteceram na Primeira Copa do Mundo, há 400 anos atrás. Há vários times de Quadribol no Mundo.

AS REGRAS GERAIS

- Não há um limite de altura pro jogador voar. Mas se ele ultrapassar as linhas do campo, a goles passa pro outro time.
- O capitão do time pode pedir tempo, fazendo um sinal para o juiz. Em partidas com mais de 12 horas, esse tempo pode ser até de 2 horas. Se o time não voltar, é desclassificado;
- Na hora do Pênalti, o atacante que vai cobrar voa do círculo central até a área. Enquanto isso, todos os outros jogadores, com exceção do goleiro, devem ficar longe;
- A goles pode ser roubada, mas o jogador não pode encostar-se ao adversário;
- Em caso de Penalização, não pode haver substituição. O time deve jogar com um Jogador a menos;
- Varinhas podem ser levadas ao jogo, mas em hipótese alguma devem ser usadas contra outro jogador, o juiz, ou as bolas;
- Um jogo só termina quando o Pomo é capturado, ou quando os 2 Capitães entram em acordo.

OS JOGADORES

- Goleiro: O Time tem um Goleiro tem que impedir a entrada da Goles nos três Aros;
- Batedores: São dois. Os Batedores tem que defender os Jogadores aliados do Balaço, no entanto os Batedores não podem fazer Gols;
- Artilheiros: Os Artilheiros são em três no Campo... Eles que fazem os Gols, colocando a Goles em um dos três Aros Inimigos;
- Apanhador: O Apanhador é único no Time. Sua função é a de capturar o Pomo de Ouro. Geralmente os Apanhadores são os mais leves Jogadores do Time, mas nem todos seguem esse exemplo.

AS BOLAS

- Goles: A Goles usada atualmente é a "Goles Pennifold”. Ela tem a Cor vermelha, e é do Tamanho de uma Bola de Futebol (jogo trouxa muito conhecido no mundo bruxo). A Goles serve para fazer os Gols, cada um valendo dez pontos para o Time, e apenas os Artilheiros usam a Goles.
- Balaços: São feitos de Ferro, e são um pouco menores que a Goles. Eles servem para atingir os Jogadores de qualquer time, e só os Batedores rebatem os Balaços para o Time Adversário.
- Pomo de Ouro: É uma única Bola minúscula, do tamanho de uma Noz. Ela é Dourada e tem duas Asinhas Prateadas. O Pomo dá uma Soma de cento e cinqüenta pontos ao Time, e declara o fim de Jogo, mas nem sempre esses cento e cinqüenta pontos declaram a vitória pro Time do Apanhador que capturou o Pomo. Geralmente, os Apanhadores podem levar meses para capturar um Pomo.

O CAMPO

O campo tem uma forma oval, com aproximadamente 152x55m, com um círculo central de mais ou menos 60cm de diâmetro, além de ter três Aros em cada lado do campo, numa distância de 15m de altura do chão.

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Posições Quadribol


O ARTILHEIRO E SUAS FUNÇÕES

A posição de artilheiro existe desde a criação do quadribol. A posição de artilheiro é a posição mais ativa no jogo de quadribol. A posição de artilheiro exige aos jogadores uma boa velocidade e um bom entrosamento. Os artilheiros devem ter bastante velocidade, para conseguir desviar de balaços, e também para conseguir vencer os goleiros para marcar os gols. Os artilheiros precisam ter um entrosamento muito bom, pois devem se entender na hora de fazer as jogadas, e também precisam movimentar a bola constantemente para conseguir abrir espaços para marcar gols. Os artilheiros necissitam ter uma vassoura rápida e também uma vassoura de bom controle. Essa vassoura deve ser do nível da Cleansweep 7 ou da Nimbus 2000. Os artilheiros preciam ter também agilidade e técnica. Eles necessitam ter técnica para executar as jogadas, o que também necessita de agilidade. A agilidade também é precisa para que os artilheiros consigam escapar da forte marcação, exercida cada vez mais no quadribol atual. Os artilheiros também devem se entender na hora que estão em posição defensiva, pois quanto melhor for o entendimento entre eles, mais forte e eficiente será a marcação. Atualmente, os melhores artilheiros do quadribol atual são os artilheiros irlandeses Troy, Mullet e Moran, que na final da última Copa Mundial de Quadribol, abriram uma vasta vantagem no placar.

O BATEDOR E SUAS FUNÇÕES

Sabemos que a posição de batedor foi a terceira das quatro posições do quadribol a ser criada. A posição de batedor foi criada quando houve a criação dos antigos balaços, que eram chamados de pedraços. A posição de batedor exige muita força e técnica. O batedor tem de ter muita força para distanciar o balaço dos jogadores do seu time, e também tem de ter técnica para bater o balaço, pois uma rebatida ruin e o balaço vai na cabeça de um companheiro de time. Os batedores também tem que ter raciocínio rápido, e uma vassoura com uma boa velocidade. Se o batedor não tiver um racicínio bom e rápido, ele não vai saber para onde rebater o balaço, e se ele não tiver uma vassoura de boa velocidade, ele não chegará a tempo de rebater os balaços. Se o batedor tiver velocidade, uma vassoura do nível da Cleansweep 5 já basta, pois as Cleansweeps são vassouras fáceis de serem controladas e possuem uma boa velocidade. O batedor, além de proteger os jogadores do seu time, também tem de acertar os jogadores adversários. O batedor deve sempre rebater o balaço com força em direção dos jogadores adversários, de preferência, em direção ao apanhador, pois o apanhador e o único jogador que pode tocar o pomo-de-ouro, então, se o apanhador sair de campo, o jogo está praticamente ganho. O batedor também pode tentar acertar o goleiro, pois se ele o acertar, seu time pode conseguir uma grande vantagem através dos gols. Os batedores devem ter um bom entrosamento entre si, pois eles tem que saber a hora de agir e em que lugar agir. Se um time de quadribol tiver bons batedores, ele tem boas chances de vencer o jogo. Atualmente os melhores batedores do quadribol atual são os batedores búlgaros Volkov e Vulchanov, que devido a suas fortes rebatidas, fazem que com que os artilheiros adversários se machuquem, algumas vezes, gravemente.

O APANHADOR, SUA POSIÇÃO E SEU OBJETIVO

Como sabemos, a posição de apanhador foi a última posição de ouro. Sua origem se deve à uma longa história, que envolve um pomorim dourado, que é um passarinho que deu origem ao pomo-de-ouro, e uma recompensa de 150 galeões, que deu origem aos atuais 150 pontos. A posição de apanhador é a mais importante no quadribol atual. Se o apnhador cumprir a sua função (capturar o pomo-de-ouro) o seu time ganha 150 pontos e a partida acaba. O apanhador deve ter muita velocidade e também tem que ter muita coragem. O apanhador tem que ter muita velocidade para conseguir capturar o pomo-de-ouro, e isso também necessita de coragem, pois ele precisa ir constantemente em direção ao chão e também tem que constantemente se recuperar de mergulhos, e corre sempre o risco de ser atingido por um balaço. O apanhador depende também da proteção do batedor, pois os batedores adversários sempre vão tentar derrubá-lo. O apanhador também tem que ser extremamente técnico. Ele necessita de uma técnica muito grande para executar as suas fintas, como a Finta de Wronski, e também para executar outras jogadas essenciais, como o Passe de Plumpton, que se for bem executado, certamente decreta a vitória do seu time. A vassoura do apanhador tem que ser muito rápida e fácil de guiar. A vassoura ideal seria uma Nimbus 2000, uma Nimbus 2001 ou uma Firebolt, que é atualmente a melhor vassoura para jogar quadribol. O quadribol teve como principais apanhadores o polonês Josef Wronski, inventor da famosa finta de Wronski e o ex-apanhador do Tornado de Tutshill Rodrigo Plumpton, inventor do passe de Plumpton. Atualmente os melhores apanhadores do quadribol atual são os apanhadores búlgaro Vítor Krum, e o irlândes Aidan Lynch.

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Quadribol e Suas Jogadas


BLUDGER BACKBEAT (REBATE FALSO)

Uma jogada em que o batedor gira o bastão e rebate o balaço para trás em vez de para frente. É difícil executá-la com precisão, mas a manobra é excelente para confundir os adversários.


DOPPLEBEATER DEFENSE (DUPLA-DEFESA DE BATEDORES)

Os dois batedores rebatem o balaço ao mesmo tempo para lhe imprimir maior impulso, produzindo um contra-ataque de grande impacto.


DOUBLE EIGHT LOOP (DEFESA DE OITO DUPLO)

Defesa de goleiro, em geral usada coontra o jogador que cobra uma penalidade, na qual o goleiro contorna os três aros do gol em alta velocidade para bloquear a goles.


HAWKSHEAD ATTACKING FORMATION (FORMAÇÃO DE ATAQUE CABEÇA-DE-FALCÃO)

Os artilheiros formam um V e voam juntos em direção às balizas. Esta formação intimida fortemente o time adversário e força os outros jogadores a se afastarem para os lados.


PARKIN’S PINCER (PINÇA DE PARKIN)

Recebe esse nome em homenagem à equipe original do Vagabundos de Wingtown, ao qual é atribuída a invenção desse movimento. Dois artilheiros assediam o artilheiro adversário, um de cada lado, enquanto um terceiro voa de frente diretamente contra ele ou ela.


PLUMPTON PASS (PASSE DE PLUMPTON)

Movimento de apanhador: uma guinda aparentemente displicente em que ele recolhe o pomo para dentro da manga. Seu nome é uma homenagem a Rodrigo Plumpton, apanhador do Tornado de Tutshill, que empregou tal movimento em sua famosa captura recorde do pomo em 1921. Embora alguns críticos digam que o movimento foi acidental, Plumpton afirmou até o dia de sua morte que agiu intencionalmente.


PORSKOFF PLOY (ARDIL DE PORSKOFF)

O artilheiro de posse da goles voa para o alto, levando os artilheiros adversários a acreditarem que ele está tentando se livrar deles para marcar, e então atira a goles para outro artilheiro do seu time que já está à sua espera para agarrá-la. É essencial uma perfeita sincronia de tempo. O nome da manobra é uma homenagem à artilheira russa Petrova Porskoff.


REVERSE PASS (PASSE DE REVÉS)

Um artilheiro lança a goles por cima do ombro para um companheiro de time. É difícil acertar.


SLOTH GRIP ROLL (GIRO DA PREGUIÇA)

O jogador se pendura por baixo da vassoura, agarrando-se firmemente ao cabo com os pés e as mãos, para evitar um balaço.


STARFISH AND STICK (PÊNDULO ESTRELA-DO-MAR)

Defesa de goleiro em que ele segura a vassoura horizontalmente com uma das mãos, prende o pé no cabo e estica braços e pernas. A Estrela-do-Mar jamais deve ser tentada sem uma vassoura.


TRANSYLVANIAN TACKLE (FAZ-QUE-VAI DA TRANSILVÂNIA)

Observado pela primeira vez na Copa Mundial de 1473, é a simulação de um soco direto no nariz. Desde que não haja contato o movimento não é ilegal, embora seja difícil evitá-lo quando os dois jogadores estão voando em alta velocidade.


WOOLLONGONG SHIMMY

Aperfeiçoado pelos Guerreiros Woollongong da Austrália, esse shimmy é um movimento de ziguezague em alta velocidade, feito com intenção de desmontar o artilheiro adversário de sua vassoura.


WRONSKI FEINT (FINTA DE WRONSKI)

O apanhador dispara em direção ao solo fingindo ter avistado o pomo lá embaixo, mas se recupera do mergulho antes de atingir o campo. O movimento visa a obrigar o apanhador adversário a imitá-lo e colidir com o chão. Seu nome é uma homenagem ao apanhador polonês Josef Wronski.

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-Potter World.

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